terça-feira, 13 de abril de 2010

Porta Guardanapos Passo a Passo

Alguns anos atrás fui a um casamento simplesmente lindo. A decoração, em tons de pérola, era clássica, elegante e sofisticada. A noiva fez os porta guardanapos diferentes para lugar de homem e mulher (era com lugar marcado, 6 casais por mesa) e o feminino tinha um colar de pérola e o masculino uma fita grossa de cetim com uma pérola no topo.
Eu sei que os que eu fiz aqui não demonstram nem a metade da beleza deles, mas resolvi postar o passo a passo porque o resultado, com a mesa posta e decorada, é divino! Então esqueça a cor da fita, o uso dos panos de louça porque não tenho guardanapos de pano e minhas fotos amadoras e acredite nessa dica, porque você não vai se arrepender!

Pense nas cores da sua festa e caso não queira usar pérolas compre miçangas que combinem com a sua decoração. O guardanapo, a fita e as miçangas na mesma cor mas em tons diferentes também dão um destaque lindo... É só usar a imaginação!!
Você vai precisar de: 1) pérolas ou miçangas; 2) fita de cetim grossa; 3) fio de nylon elástico (não sei o nome, mas sei que é pra bijuteria, um pouco mais grosso, transparente e dá pra esticar... como eu não tinha em casa e queria postar logo fiz com linha normal, mas arrebenta fácil); 4) fechos para colar (opcional); 5) cola quente.


1) Faça um nó na ponta do fio de nylon (ou um nó sobre o outro para não escapar, você pode também queimar a pontinha) e passe um dos lados do fecho do colar; caso não queira colocar fechos, apenas faça o nó na ponta. Coloque o número de pérolas necessário para dar 3 voltas no guardanapo (no meu caso foram aproximadamente 65);


2) Coloque a outra ponta do fecho e dê nós para finalizar, puxando o nó pra dentro do fecho. Caso você opte por não usar essa peça, basta dar um nó firme para juntar as pontas (pode queimar pra não desfazer o nó) e tentar puxar o nó, com bastante cuidado, para dentro de uma das pérolas; o primeiro porta guardanapo está pronto!!!

3) Corte um pedaço da fita de cetim, com cerca de 15 centímetros; cole as pontas com pequenas gotas de cola quente, formando um anel (o ideal é que você consiga prender a fita de um lado ao outro, pra não ficar uma ponta solta);

4) Coloque uma gota de cola quente bem no meio da parte de cima do "anel" de cetim;

5) Coloque a pérola sobre a cola, tomando cuidado para que o furo da pérola fique para os ladinhos e não apareça; este é o segundo!!!!

Os dois modelos são super simples, basta você ter um tempinho (ou algumas mãos) a mais...

Se você não quiser usar o colar, afinal demora mais tempo pra fazer e gasta mais em material, você pode fazer todos iguais, com a fita de cetim. Caso você tenha uma outra fita que tenha sido usada na sua decoração (ou no seu convite, por exemplo), pode usar a mesma fita e colocar um detalhe com miçanga.
O importante mesmo é deixar a festa com a sua cara e aproveitar cada momento...
Eu aproveito sempre que consigo postar uma coisinha nova por aqui...
Beijos,
Tess!

2 comentários:

  1. AI QUE FOFO..
    Aneim..vcs postam as melhores coisinhas depois que já passou..rsrs
    bjim..
    boa semana...

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo, vou fazer pro meu casório! Bjos

    ResponderExcluir