quarta-feira, 2 de junho de 2010

Chá de Panela Passo a Passo

Eu tenho algumas idéias sobre o que quero fazer no meu chá. Na verdade quero fazer dois diferentes... um chá de panela e um champanhe de langerie... um pra família e outro pra amigas mais chegadas... um comportado e outro... bom... deixa pra lá rsrsrsrs
Visitando a nossa (estressadíssima) Ale, que tá desempolgada com o chá que será dia 5, resolvi colocar algumas idéias... depois a gente complementa, certo?
Esse não é o tipo de passo a passo que postei em outros itens, é mais uma lista de idéias do que pode ser feito. Vou dividir em tópicos pra ficar mais fácil, me desculpem se ficar longo OK?!
1) Convites: no google imagens tem vários modelinhos de convite. Hoje em dia não temos tanto contato "ao vivo" com todos nossos amigos, então vale a pena montar um convite com as imagens e mandar por email! Além de prático o custo é zero! (tá, nosso tempo de noivas vale ouro, mas não vou entrar nesse assunto... haha)
2) Decoração: você pode usar várias coisas que tem em casa, afinal o propósito do chá é criar esse ambiente caseiro, certo? Vale pegar emprestado com a mãe, sogra, amigas... Uma coisa que eu acho que fica super legal é usar (além de vasos) bules, xícaras, garrafas vazias e colocar flores. Vi uma imagem uma vez (desculpa, não lembro onde) em que foram usados raladores de metal (daqueles de antigamente, em formato de trapézio alto) e que colocaram flores pelos buraquinhos maiores. Você pode comprar aqueles vasos com flores do campo plantadas e cortar os ramos pra colocar no ralador, nas xícaras (em buquezinhos, amarre as astes com barbante) e pelo furo da chaleira (coloque algumas no lugar da tampa e outras ni bico). As mais românticas podem usar peças de cerâmica, as mais modernas ou que gostam daquele look antigo os de ferro... vai do gosto!!
Pra facilitar, caso você deixe mesas pras pessoas sentarem, pode comprar TNT (tecido não tecido) em rolo e corte tamanhos de toalhas, nas cores da decoração. Sobre as mesas fica legal colocar violetas ou então garrafa de vidro vazias com flores... uma combinação de duas ou três garrafas, de alturas e formatos diferentes, fico ótimo! Pode usar garrafas de azeite, vinho, suco, o que você tiver... e se quiser dar mais um toque compre fita de cetim e dê um laço em volta delas, de todas ou só de uma do conjunto... ah, e pode colocar velas nas garrafas também... coloque duas garrafas com flores e uma com vela alta, a medida que ela derrete fica ainda mais linda
Balões em formato de coração animam a festa e dão aquele ar charmoso. Compre fitilho (aquela fita fininha) e amarre no lugar do nó... você pode colar os balões na parede, com fita dupla-face, e deixar os fitilhos pendurados...
Algumas meninas cortam corações de papelão, do tamanho de uma moeda de 1 real, mais ou menos, fazem um corte na diagonal e penduram nos copinhos. Fica lindo! Se você tiver tempo pode até fazer no computador, com o nome da noiva e a data do chá, imprimir e cortar!
Outra coisa é fazer um cartaz ou cortar letras de cartolina ou EVA e colar o nome da noiva na parede, tipo "chá de panela da Noiva".
Outra dica super simples é pegar uns porta retratos e colocar fotos dos noivos. Pode usar porta retratos que você já tem, depois coloca a foto antiga de volta!! rsrsrsrrss
3) Comes: quando eu quero uma festinha mais animada, prefiro comidinhas fáceis, que não precise sentar pra comer. Os clássicos salgadinhos, além de agradarem a todos, não dão trabalho pra noiva! Calcule uma média de 8 a 10 por pessoa, dependendo do tamanho do salgado.
Você pode fazer mesa de frios, com queijos, salames, copa, etc e decorar com uvas, morangos, ovinhos de codorna, pepinos cortados, azeitonas verdes e pretas... Pode encomendar aqueles paezinhos menores (de trigo, temperados) e fazer molhinhos, como de atum com maionese, ou mesmo patês prontos. Quer dar um toque legal? Compre pão de trigo redondo, daquele tipo pão italiano, mais durinho, corte a parte de cima como se fosse uma tampa, retire o miolo do pão e coloque os aptês e molhos dentro! Só cuide pra não tirar o miolo demais, pois pode quebrar a casca do pão. Mais uma opção é fazer tortas frias, tortas salgadas e empadão. A minha preferida é a torta salgada de atum, MUITO fácil de fazer pois é só bater a massa no liquidificador... além disso você pode trocar o atum por frango desfiado, linguicinha picada, legumes... vou colocar a receita no final (vale a pena!!).
Você pode fazer ou encomendar uma torta e decorar com pasta americana ou então com aqueles joguinhos de chá de cerâmica pequeninhos... coloque um pedacinho de tecido no centro do bolo, como num piquenique, e as miniaturas sobre o tecido!
Os docinhos encomendados são uma boa pedida, disponha eles sobre a mesa principal, eles ajudam também a decorar. Outra pedida é fazer brigadeiro mole em copinhos (misture uma lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga e 2 coleres de achocolatado em um refratário alto, pra não derrmar, e mexa bem; coloque no microondas por 2 minutos, tire, mexa, mais 2 minutos, tire, mexa, mais 2 minutos, tá pronto!) ou musses (o de maracujá ou o goiaba são facílimos, é só misturar 1 lata de leite condensado, uma de creme de leite e uma medida de uma lata de suco concentrado de maracujá ou de goiaba, bater no liquidificador, colocar nos copinhos e levar à geladeira).
4) Bebes: além de refri você pode servir sucos. Se quiser servir bebida alcólica sem gastar muito vale a pena oferecer algumas batidinhas. A mais fácil é de coco (bata no liquidificador uma garrafinha de leite de coco, meia lata de leite condensado e uma lata de vodca, e gelo). Você pode colocar numa jarra de vidro ou servir nos copinhos decorados com coração. A de maracujá também fica uma delícia (uma lata de vodca, uma lata de leite condensado e uma lata de suco de maracujá concentrado, batidos com gelo). Na net também tem umas receitas bem legais com espumante... experimentei uma vez uma maravilhosa de espumante com caldo de pêssego em calda! Não sei a medida, mas é só separar os pêssegos do caldo, colocar o caldo em uma jarra e misturar um espumante brut (que não é doce, porque a calda é). Só cuide pra não misturar muito porque perde "as borbulhas" do espumante...
5) Lembrancinhas: dependendo do seu orçamento, há muitas opções. Eu adoro lembrancinhas, mas gosto de fazer uma coisa legal sem gastar muito. Uma opção é a colher de pau, com uma fitinha de cetim e um cartãozinho de agradecimento. Uma variação é comprar no mercado (mercado público normalmnte é mais fácil e barato) aqueles conjuntos de madeira ou bambu de pegadores de salada. Amarre os dois juntos com a fita e tá pronto! Coloque um vaso ou um vidro com todos dentro e dê um laço em volta do vaso, pra combinar com a decoração e deixe perto da entrada, pra amigas não esquecerem.
Outra coisa que faz sucesso são os potinhos de geléia. É fácil: compre potinhos de vidro, um pedaço de tecido florido nas cores da festa, fita de cetim e geléia pronta! Isso mesmo, se você acha que não vai conseguir fazer geléia, compre um potão dela pronta! Pode ser doce de leite também, tem uns com nozes maravilhosos... tá, mas voltando... lave os potes e deixe secar bem. Encha os vidrinhos de geléia e corte o tecido de um tamanho que ele possa envolver toda a tampinha quando o recipiente estiver fechado. Passe a fita de cetim pelo gargalo, pra manter o tecido no lugar e não deixe de colocar o cartão de agradecimento! Prontinho!!!!
Por fim... mais uma idéia... compre xícaras pequenas (de cafezinho), encha de balinhas de gomas em formato de coração, chocolatinhos ou biscoitos de feira (daqueles pequeninhos), corte um pedaço de tule ou de celofane, envolva eles como um ovo de Páscoa e feche com fita de cetim! Você pode comprar as xícaras em ponta de estoque ou mesmo aqueles conjuntinhos que são vendidos por um preço legal em camelô, que vem com 6 xícaras e píres... eu gosto ainda mais com o píres junto...
Bom, meninas, acho que é isso! Um post looooooongo e sem figurinhas, mas que eu realmente espero que possa ajudar alguém em mais essa comemoração!
Se eu ajudar você, por favor me dê um toque! Adoraria receber fotos...
Ale, curte muito esse momento! Que todo teu desânimo passe rapidinho e que só tenhas lembranças maravilhosas desse dia com a família e amigos!
Beijocas mil,
Noivorida!
Receita de torta salgada:
Massa:
3 ovos;
1 xícaras de leite;
1 xícara de óleo (na torta de atum eu uso o óleo que vem na lata e completo com óleo de cozinha);
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;
1 colher de chá de sal;
2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de sopa de fermento em pó;
* bata tudo no liquidificador até ficar uma massa homogênia;
Recheio de atum: (pode trocar por frango desfiado ou outro recheio que você goste)
3 latas de atum em óleo (sem óleo);
1 cebola picadinha;
2 tomates picadinhos, sem sementes;
salsinha, cebolinha, orégano e sal a gosto;
* misture tudo em uma tigela
Montagem: coloque metade da massa em uma forma (eu gosto de usar aqueles refratários de vidro, uma receita dá certinho pra um refratário daqueles tipo padrão, de mais ou menos 30 cm); salpique o recheio com a mão, pra ficar bem distribuído sem ter que mexer muito na massa; cubra com a outra metade da massa;
* se quiser salpique queijo ralado pra dourar;
* coloque no forno pré-aquecido, em temperatura média, por aproximadamente 30 min ou até que a massa fique cozida quando espetar o palito!
Obs: essa torta pode ser feita na véspera!! É só deixar esfriar, cobrir com papel filme e manter na geladeira... ela é gostosa quente ou fria, então não precisa se preocupar em aquecer pra servir!

7 comentários:

  1. eu nem queria fazer chá de panela... não gostava muito. minha tia me convenceu ao contrário - dizendo q era legal pra bater papo com as amigas... vou contar mais ou menos o que fiz (o que lembrar - pois faz 4 anos já)
    1 - o convite eu fiz - comprei papel metálico (vende em boas papelarias - tipo vergê, mas com brilho) bege e envelopes marrom; montei os dizeres nem coloquei figuras - o interessante é que parti uma folha de sulfite colorida ao meio e coloquei junto do convite, dentro do envelope e pedi no convite que as pessoas me dessem uma receita e falava: o noivo agradece - foi super legal, montei meu caderno de receitas colando essas receitas.
    2 - fiz lista de presente numa loja - coisas simples de chá de cozinha mesmo assim deixava a convidada livre pra escolher o que desejar e o que o bolso deixar kkk
    3 - fiz uma jantinha simples - acho que strogonoff de frango, arroz branco, batata palha e salada verde e para beber só refri
    4 - minha tia fez aventais de tnt e assim separou as convidadas em dois times pra facilitar as brincadeiras...
    5- nao lembro das brincadeiras, mas teve de procurar a aliança de uma amiga no prato com farinha, me pintaram toda, aquela bagunça - a única exigência que fiz era: não tire minha roupa - acho muito vulgar esse tipo de brincadeira (gosto é gosto)
    6 - fiz as lembrancinhas - saquinhos de chá mate, colei imã - e no papelzinho de segurar, fiz um com meu nome: chá da Paty
    Acho q foi isso - foi legal...
    bjks

    ResponderExcluir
  2. Tess amei o seu blog, e as super dicas de chá de cozinha o meu chá será dia 18/07 e já vou pegar várias dicas.
    tbm fiz de lembrancinhas, um prendedor pintadinho com um biscuit colado com cola quente e um imã atrás do prendedor.
    Achei um boa, pois além de bonitinho é útil. porém demorou uns belos meses para ficar pronto, pois fiz desde os biscuit até a pintura dos prendedores.
    Bjão..
    Dê uma passadinha no meu blog para conhec^-lo...
    bjão

    ResponderExcluir
  3. EU não comentei antes porque não deu, mas fiquei muito feliz e aproveitei algumas dicas!
    Muito obrigada e este post ajudará muitas out6ras meninas! Muitíssimo obrigada!

    Bjokas e uma ótima semana pra você!

    ResponderExcluir
  4. ola

    obrigada pelo seu carinho adoro seu blog!

    bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi querida, valeu pelas dicas, meu chá é dia 28/8, vou usá-las com certeza! Bjos

    ResponderExcluir
  6. Não é possivel falar somente de um post seu,faz um tempo já que 'namoro' seu blog,que me inspira toooodo dia, sempre que me deparo com idéias mega cool para um dia que jamais imaginei dar tanta importancia,o dia do meu casamento,com o amor da minha vida, e agora com data marcada...Março 2011, começa a correria digamos até atrasada,mas suas dicas...são maravilhosas e imperdiveis!
    SUCESSO
    Silvinha Palivanas
    http://silvinhapalivanas.blogspot.com/
    QUASE TUDO MODA

    ResponderExcluir
  7. noivinha Day
    nossas ameii cada detalhe...
    Parabéns

    ResponderExcluir