terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sachê Perfumado Passo a Passo

Minha família materna é bem grande.... Minha avó teve 7 filhos, todos casados e com filhos que hoje somam 10 netos e uma bisneta. Mamãe é super criativa e sempre inventa coisas pra gente fazer em datas festivas, como Páscoa, dia das mães e dos pais. Nós nos reunimos no sábado anterior à data pra que no domingo todos possam ver a família "do outro lado" (no meu caso do meu pai). Na Páscoa meus primos e eu temos que enfeitar cestinhas pros nossos ovinhos e no dia das mães e dos pais minha mão sempre chega com uma novidade pra gente criar e dar de presente pro homenageado. Virou uma tradição da família que ninguém abre mão, inclusive os namorados colocam a mão na massa e se divertem junto.

No último dia das mães mamãe inventou de fazer sachês perfumados e decorados, comprou sagú, o "cheirinho", tecidos, miçangas e fitas e nós fizemos "truxinhas" de tecido recheadas com o sagú perfumado e presas com as fitas. Ficou uma graça!

A partir dessa idéia e querendo uma coisa mais específica (e mais difícil, não adianta que eu não aprendo!!), pensei que para lembrancinhas do chá ou champanhe de langerie teria tudo a ver fazer os sachês em formato de calcinhas!!!

Você pode fazer outros formatos, como corações, estrelas, bolinhas ou as trouxinhas, ou mesmo comprar saquinhos de tule e encher de sagú e fechar com fitas, que fica uma lembrança super fofa...

Vou ficar devendo o nome dos materiais que mamãe usou pra perfumar e pintar o sagú (ela pintou porque algumas trouxinhas eram de tule transparente, você pode fazer no tom da sua festa), mas sei que ela foi a uma loja de artesanato e o atendente mostrou o perfume e um outro líquido para fixar e dissolver para não ficar muito forte. De qualquer forma depois faço um update e coloco os nomes (tô postando as 2 da manhã, não dá pra ligar pra ela, né...).

Achei que o formato não ficou tão legal, podia ser mais fininha nas laterais e ser mais "onduladinha", menos reta em cima, mas foi a primeira tentativa!!! E costurada completamente a mão...

Então vamos lá!!!

Você vai precisar de: 1) sagú (desses de receita mesmo); 2) perfume para sachê e líquio para diluir e fixar; 3) tecido escolhido; 4) agulha e linha; 5) fitinhas para decorar; 6) papel para cortar no formatoque você quiser (não esqueça de cortar um pouquinho maior pois depois de costurar cerca de 1cm fica pra dentro).

1) Um dia antes, misture o sagú com o perfume e o líquido para diluir (e a tinta se for fazer colorido) e deixe secar bem.
2) Corte o molde no papel e depois no tecido; deixe a parte do tecido que vai aparecer para dentro e centralize bem um com o outro;


3) Costure o tecido, deixando um lado para poder "rechear" de sagú;



4) Vire o lado que vai aparecer para fora, e com os dedos estique bem para ficar no formato ue você quer, senão fica "viradinho" pra dentro;



5) Costure as fitinhas em volta, para parecer uma renda de calcinha... eu coloquei também um lacinho no meio (você pode comprar nas lojas de artesanato aqueles saquinhos cheios de lacinhos, usados para colagem ou docinhos, ou mesmo decorar com um botão normal ou daqueles em formato de flor que se usa em roupa de criança)



6) Pela lateral que ficou aberta encha o molde com o sagú já perfumado;



7) Vire o tecido da lateral que ficou aberta para dentro e costure com cuidado para não aparecer (eu nunca tinha feito isso antes, mas é só tomar cuidado que dá certo!)

Espero que vocês gostem!!!

4 comentários:

  1. Ai Tess, como eu adoro o que você faz!!!! Juro, eu adoro!! Imagina porque né?
    Porque estamos as duas dando dicas ótimas!

    Quer saber mais? Vou te fazer um convite maior agora. Tomara que você aceite, vou mandar no seu email :D

    Adorei esta calcinha, quero fazer, quero fazer, quero fazer, quero fazer!!!
    E eu lí o que te aconteceu. Aqui em casa estava a mesma coisa, a sorte é que eu podia usar no Thiago, mas ficar sem internet em casa é Uó, detesto...

    Um beijão enorme, estou muito feliz pela sua volta!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua idéia!!!
    É assim mesmo até a gente acostumar com esses blogs, apanhamos mesmo, mas que bom que gostou do selinho, seja sempre bem vinda!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adorei esse passo-a-passo.
    Adorei o blog todo!
    To te linkando e seguindo tá?

    Bjss

    ResponderExcluir
  4. vou te contar algo surpreendente ...estava procurando uma lembrancinha exatamente assim..vc me ajudouu em cheioo..OBRIGADAA!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir